|

Turismo: Fortaleza São José de Macapá - uma das sete maravilhas do Brasil.

A Fortaleza São José, na cidade de Macapá (AP), edificada pelos portugueses no período colonial, e tombada pelo IPHAN em 1950, é considerada uma das sete maravilhas do Brasil, em um concurso realizado pela revista Caras e apoio do banco HSBC.

Um pouco de história...

Castro (1999, p.132) comenta que em relação à história militar do Amapá, do ponto de vista das fortificações, constituiu-se em três períodos distintos.
O primeiro momento iniciou-se por volta da virada do século XVI para os meados do século XVII, caracterizado pelas disputas das Terras do Cabo Norte entre holandeses, espanhóis, portugueses, franceses (apenas no Maranhão), ingleses e até irlandeses. Contudo, o autor destaca que apesar deste período ser relevante para história da colonização do nosso país, ainda é pouco explorado pela literatura histórica vigente.
As Terras do Cabo Norte compreendem o atual estado do Amapá, indo até o rio Parus.
Vista lateral (voltada para o rio Amazonas)
da Fortaleza São José de Macapá
Foto: Evandro Marques

O segundo momento caracteriza-se pelo crescimento da atividade militar na região, voltado para a consolidação do território, com intuito de manutenção e expansão das possessões portuguesas no Cabo Norte. Castro (Idem, p. 134) destaca que esse movimento se constituiu de um caráter exclusivamente militar. 

 O terceiro momento, que também coincide com ascensão Marques de Pombal, por volta de 1750, ao cargo de primeiro-ministro português. A era pombalina (que durou cerca de 30 anos) marca uma profunda mudança na política com relação à Amazônia. A principal transformação foi que se reconheceu que umas poucas fortificações isoladas não eram suficientes para garantir a posse, e passou-se a apoiar os mecanismos que facilitassem o comércio e o surgimento de povoações, dentre estas destacamos a de Macapá (CASTRO, Idem, p. 35). Em 1758, o povoado de Macapá foi elevado à categoria de vila.
Vista aérea da Fortaleza de São José - Macapá
Foto: http://luckamapa.blogspot.com.br/

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sexta-feira, 16 de janeiro de 2015 às 10:24. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias