|

Encontro de bumbas-bois marcam a Festa de São Pedro, em São Luís.

Foram mais de duas semanas de intensas atividades artística e cultural, em uma das mais animadas e tradicionais festividades populares do Maranhão e de todo o país. Hoje, Dia de São Pedro, encerra-se o arraial do Terreiro da Maria, nome com que foi batizada a Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís, durante a programação junina promovida pela Fundação Municipal de Cultura (Func).

Com o tema “São João de São Luís: o Arraial do Brasil é aqui”, o evento reuniu mais de 200 atrações culturais selecionadas em edital para as apresentações públicas. Às 18h  está previsto o derrubamento do mastro erguido no terreiro. Elemento marcante das festas juninas (segundo o folclorista potiguar Câmara Cascudo, é considerado símbolo da fecundação vegetal e tem relação direta com a época da colheita), o mastro com as três bandeirinhas dedicadas aos principais santos do mês de junho – Santo Antônio, São João e São Pedro – tinha sido benzido e levado em cortejo ao arraial na noite em que começou o evento. 
Em seguida, às 20h, a parelha de instrumentos do Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé ecoará seu toque no terreiro, quando a força das batidas e as canções dos toadores definirão o movimento das saias coloridas e as barrigadas das coreiras. Mas o ritmo prossegue com a próxima atração da noite, a cantora Teresa Canto, que subirá ao palco às 21h. Em seu show musical Perfil São João do Maranhão, a artista passeia por uma variedade de ritmos juninos que, além do tambor de crioula, inclui do bumba meu boi ao xote, da quadrilha ao reggae. 

Com 20 anos de trajetória artística, Teresa Canto foi presença marcante de diversos arraiais desse período junino, nos quais vem se apresentando à maneira das índias, personagens homenageadas esse ano. Na sequência da festa, uma tríade da tradição boeira maranhense encerra a programação. Após as apresentações dos grupos Boi da Fé em Deus (sotaque de zabumba) e Brilho do Sol Nascente (orquestra), o batalhão centenário do Boi de Maracanã conquistará o público com a força das suas matracas. Festa que não para, pois os seguidores de Mestre Humberto do Maracanã se juntarão aos demais matraqueiros dos grupos no tradicional desfile do sotaque da Ilha que se realiza no bairro do João Paulo, no Dia de São Marçal (30 de junho).

As informações são do jornal O Imparcial.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) domingo, 29 de junho de 2014 às 17:43. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias